Abapirá Abre "Iridium": Cerâmicas de Débora Mazloum Exploram Físicas e Cosmos no Rio
- Redação

- 15 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Abapirá, no Centro do Rio, Inaugura Exposição de Débora Mazloum com Foco em Cerâmicas Magnéticas
O espaço independente de arte Abapirá, localizado no Centro Histórico do Rio de Janeiro, realiza neste sábado (15/11) a abertura de “Iridium”, a segunda exposição individual da artista Débora Mazloum. A mostra é um convite para explorar a fronteira entre arte, geologia e física.
A produção apresentada consiste em "cerâmicas paramagnéticas", peças criadas após dois anos de pesquisa de Mazloum. O processo envolve a mistura de argila com materiais ferrosos imantados, como a magnetita, queimados em alta temperatura. Visualmente, o resultado são fragmentos que remetem a corpos celestes e meteoritos, como se tivessem sido formados ao longo de milênios.
Com curadoria de Mariana Leme, a montagem propõe uma ambientação que lembra uma constelação. O ponto alto é a instalação inédita Iridium, que dá nome à exposição e tenta tornar visíveis os campos magnéticos através de um jogo de forças e equilíbrio entre cerâmica, tubos de cobre e placas de aço.
"É como se as cerâmicas paramagnéticas passassem a carregar, elas também, um índice geológico de tempo ficcional. Estou, ali, lidando com esses muitos tempos desconhecidos", afirma Mazloum, mestra pela UERJ.
A exposição Iridium fica aberta ao público com entrada franca até 10 de janeiro de 2026. O espaço Abapirá, dedicado à produção e exposição de artistas femininas, conta com o apoio do plano de recuperação urbana Reviver Centro.
SERVIÇO
Exposição: Iridium
Artista: Débora Mazloum
Abertura: 15 de novembro de 2025 (sábado), das 12h às 17h
Período: Até 10 de janeiro de 2026
Visitação: Quarta-feira a sábado, das 12h às 17h
Local: Abapirá – Rua do Mercado, 45 – Centro - Rio de Janeiro
Entrada: Franca
Leia Mais, Saiba Mais no portal CRIATIVOS!


















Comentários