top of page
criativos 2022.png

Exposição "Corpo Gravado": Betina Guelmann Transforma o Linóleo da Dança em Arte Visual no Rio de Janeiro


A memória do movimento e a arte visual se encontram na exposição "Corpo Gravado", primeira individual da artista Betina Guelmann. Com curadoria de Adriana Nakamuta, a mostra abre as portas no dia 6 de dezembro de 2025, sábado, às 10h, no Largo das Artes, um importante espaço no Centro Histórico do Rio de Janeiro.


Após 29 anos de carreira consolidada na dança, atuando em companhias de destaque como a carioca "Vacilou, dançou", Betina Guelmann volta seu olhar e pesquisa para o linóleo, o revestimento de piso que foi o palco silencioso de seus movimentos por quase três décadas.


Em "Corpo Gravado", o que era suporte para os pés da bailarina se transforma em material e suporte para as mãos da artista visual. Cerca de 15 obras — entre objetos, videoarte, esculturas e instalações — revelam um trabalho artesanal e paciente, onde dobras, cortes e costuras dão nova vida ao linóleo, feito de materiais naturais como óleo de linhaça e pó de cortiça.


A Pele da Dança


A escolha do linóleo não é casual; ele é amplamente utilizado por bailarinos por sua superfície ideal para deslizamento e aderência. No entanto, para Betina, o material carrega a história física e simbólica de sua trajetória.

"O linóleo que usei nas peças é o mesmo sobre o qual dancei nos últimos 15 anos. Ele está impregnado com as marcas do tempo, tanto visíveis quanto invisíveis, físicas e simbólicas, tanto na frente como no avesso, incluindo as manchas de colagem no chão", conta a artista.

Segundo a curadora Adriana Nakamuta, doutora em Artes Visuais e com vasta experiência em História e Teoria da Arte, a exposição materializa a jornada de Betina: “A carreira toda dela de bailarina está de certa forma materializada nessa memória, nesse tempo e nesse linóleo. É o corpo físico Betina e o corpo linóleo com todas essas gravações do tempo. O título da exposição, ‘Corpo Gravado’, é uma referência a isso”.


A exposição explora a diversidade de técnicas e experimentações que um material notoriamente "resistente, durável, difícil de trabalhar", mas ao mesmo tempo maleável, pode oferecer. Uma oportunidade para o público carioca testemunhar a transição e a potência criativa de uma artista do movimento que agora se consolida no universo das artes visuais.



Serviço


  • Exposição: "Corpo Gravado"

  • Artista: Betina Guelmann

  • Curadoria: Adriana Nakamuta

  • Local: Largo das Artes

  • Endereço: Rua Luís de Camões, nº 02, Centro - Rio de Janeiro - RJ

  • Abertura: 6 de dezembro de 2025 (sábado), às 10h

  • Visitação: De terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h

  • Encerramento: 17 de janeiro de 2026

  • Entrada: Gratuita

 

Leia Mais, Saiba Mais no portal CRIATIVOS!

"Cultura, Sociedade e Outras Teses"




Comentários


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page