Fundo Agbara realiza festival gratuito em São Paulo para celebrar cultura e letramento racial
- Redação

- 10 de set. de 2025
- 2 min de leitura

No dia 13 de setembro, o Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil, promove o Festival Agbara no Central 1926, em São Paulo. O evento, que chega à sua 4ª edição, é uma celebração da cultura e da economia criativa, colocando o protagonismo feminino negro no centro do debate.
Pela primeira vez, o festival conta com o apoio da Lei de Incentivo Rouanet e do Ministério da Cultura.
O festival se destaca pela sua programação multilinguagem, com shows de samba, rap, poesia e discotecagem. Nomes como Mc Luanna, Preta Rara e Ana Paula Xongani estão entre os convidados.
Economia Criativa e Justiça Econômica
Além da parte cultural, o evento terá uma Feira de Economia Criativa com empreendedoras da Rede Agbara Obìrin e um simpósio com debates sobre temas como:
Trabalho e Renda no Pós-Pandemia
Economia Criativa para Mulheres Negras
Afrofuturismo e Inovação Tecnológica
Aline Odara, fundadora do Fundo Agbara, reforça o compromisso da iniciativa. "Nosso compromisso é com o Bem Viver: criar caminhos para que mulheres negras tenham acesso a recursos, fortalecendo o letramento racial e consolidando a cultura negra como um pilar essencial do desenvolvimento do país", afirma.
Criado em 2020, o Fundo Agbara surgiu para apoiar mulheres negras durante a pandemia. Desde então, já beneficiou mais de 20 mil mulheres em 25 estados, com o objetivo de promover dignidade humana e equidade racial e de gênero.
Serviço:
Evento: Festival Agbara
Inscrições: aqui
Data: 13 de setembro de 2025
Horário: A partir das 13h
Local: Central 1926, Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
O Papel da Tecnologia na Cultura: A tecnologia é uma aliada da cultura. A Cedro Rosa Digital usa a tecnologia para democratizar o acesso à proteção de obras e fortalecer a cadeia produtiva cultural. #TecnologiaNaCultura #CulturaDigital #TransformacaoDigital














Comentários