top of page
criativos 2022.png

Literatura e Cinema: A Versatilidade de Andersen Viana em "Histórias Cinematográficas"


A mais recente publicação a ganhar o mercado literário é "Histórias Cinematográficas", do multiartista Andersen Viana. Lançado pela Editora Sinete (SP), o livro se propõe a ir além da leitura convencional, reunindo sete narrativas que buscam não apenas proporcionar uma experiência inusitada e atemporal aos leitores, mas também oferecer material instigante para o desenvolvimento de roteiros de curta, média e longa-metragem.


Uma Coletânea de Influências e Narrativas


Desenvolvida ao longo de sete anos, a obra de 119 páginas e ilustrações carrega um mosaico de referências que vai da literatura brasileira de João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna ao terror gótico de Edgar Allan Poe e Sheridan Le Fanu, sem esquecer a ficção científica de Gene Roddenberry, criador de “Jornadas nas Estrelas”.


As histórias, que são independentes, permitem ao leitor a liberdade de escolher a ordem da leitura. O livro, inclusive, traz uma breve sinopse antes de cada conto. Em duas das narrativas – “As aventuras de Severino Cascadura” e “O homem que pensava demais” – Viana explora o recurso de subdivisões, criando o que se pode chamar de um conto dentro de um conto.


Para o professor e diretor de cinema Cláudio Costa Val, a leitura de "Histórias Cinematográficas" é como assistir a diversos filmes. "Andersen tem a verve do Severino Cascadura: é um contador de histórias. Seus ‘causos’ possuem a magia da fábula. Há cores, camadas, sonhos e sons," resume Costa Val.


O Multiartista por Trás da Obra


Andersen Viana é reconhecido por sua interdisciplinaridade. Com formação acadêmica que inclui um PhD pela UFBA e especializações na Itália e Suécia, ele transita pela música, literatura, audiovisual, performance e artes visuais. Sua trajetória artística começou cedo, aos 12 anos, e ele lecionou na Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes (Belo Horizonte/MG) entre 1989 e 2023.


Com cerca de 500 trabalhos em seu portfólio, que incluem composições, argumentos, livros e filmes, Viana soma 54 premiações e distinções internacionais em países como Alemanha, Reino Unido, Itália e Chile – onde recebeu sua última premiação em um concurso de composição promovido pela Orquestra Marga Marga. Entre os reconhecimentos, destacam-se o Prêmio F. Schubert (Reino Unido, 2023) e o Prêmio Genzmer (Alemanha, 2022). Além da literatura, Viana escreveu, dirigiu e produziu os longas-metragens premiados Paisagem Lunar e Pitágoras de Samos.


Serviço


O livro "Histórias Cinematográficas" está disponível para compra:

 

Leia Mais, Saiba Mais no portal CRIATIVOS!

"Cultura, Sociedade e Outras Teses"

 

Comentários


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page