PUCRS vira sede de projeto financiado por agência dos EUA para tratar sobre desastres ambientais
- Redação

- 11 de jun.
- 3 min de leitura

Universidade é uma das duas instituições brasileiras escolhidas para receber professores norte-PUCRS recebe parceria internacional de US$ 400 mil para pesquisa sobre desastres ambientais
A PUCRS foi selecionada para sediar uma Cátedra Fulbright de Estudos Brasil-EUA, com investimento de US$ 400 mil ao longo de cinco anos. A universidade gaúcha é uma das duas instituições brasileiras escolhidas para o programa, que estabelece cooperação acadêmica internacional na área de desastres ambientais.
O memorando de entendimento foi assinado nesta terça-feira (10) na Arena CMPC do Tecnopuc, com participação de representantes da PUCRS, Comissão Fulbright e Embaixada dos EUA no Brasil.
Projeto surge após enchentes de 2024
A proposta da PUCRS tem como tema "Estratégias sustentáveis para preparação, resposta e recuperação de desastres ambientais no Rio Grande do Sul através da cooperação acadêmica internacional". O projeto foi desenvolvido a partir da análise dos impactos das inundações que atingiram o estado em maio de 2024.
Eduardo Eizirik, coordenador do projeto e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, explica que as enchentes evidenciaram lacunas na preparação para emergências ambientais. "O objetivo é gerar um processo contínuo de diálogo entre pesquisadores e sociedade para avançar em ciência e políticas públicas", afirma.
Intercâmbio com universidades americanas
O programa prevê a vinda de pesquisadores de diferentes universidades dos Estados Unidos para atividades presenciais na PUCRS. A iniciativa permitirá troca de experiências sobre estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais já implementadas nos EUA.
Elizabeth Detmeister, conselheira do departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos EUA, destaca que a parceria integra as celebrações do bicentenário das relações diplomáticas Brasil-EUA. "É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre desastres que já ocorreram nos Estados Unidos", disse.
Participação multidisciplinar
O projeto envolverá diversas unidades da PUCRS: todas as Escolas da universidade, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Tecnopuc e Centro de Inteligência Artificial e Ciências de Dados.
Segundo o reitor Ir. Manuir Mentges, a cooperação permitirá desenvolvimento de pesquisas conjuntas e geração de conhecimento aplicado. "O objetivo é que os resultados transcendam o ambiente acadêmico e contribuam para políticas públicas", explica.
Resultados esperados
A parceria deve gerar publicações científicas conjuntas, eventos acadêmicos, intercâmbios e propostas de políticas públicas baseadas em evidências científicas. As estratégias desenvolvidas poderão ser aplicadas não apenas no Rio Grande do Sul, mas adaptadas para outras regiões com características similares.
Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da Comissão Fulbright Brasil, ressalta que a seleção da PUCRS resulta do reconhecimento da qualidade acadêmica da instituição. A escolha ocorreu após processo seletivo nacional entre propostas de universidades brasileiras.
Cedro Rosa Digital no cenário musical internacional
A Cedro Rosa Digital atua como plataforma especializada em certificação musical e distribuição de direitos autorais, oferecendo soluções tecnológicas para artistas e profissionais da música. A empresa desenvolve sistemas para proteção de propriedade intelectual e gestão automatizada de royalties no ambiente digital.
A plataforma responde a demandas crescentes do mercado musical digital, onde a gestão de direitos autorais se tornou complexa devido à multiplicidade de canais de distribuição. Através de tecnologia de blockchain e sistemas de rastreamento, a Cedro Rosa Digital facilita o processo de certificação de obras musicais e garante distribuição adequada de royalties aos detentores de direitos.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela plataforma, acesse: https://cedrorosamusica.online/musicas/


















Comentários