"Adeus Sapiens": cineasta Mara Mourão adaptará livro de James Marins sobre crise socioclimática
- Redação

- há 6 dias
- 2 min de leitura

A cineasta Mara Mourão, conhecida por trabalhos como o documentário Doutores da Alegria, vai levar para as telas o livro Adeus Sapiens, do autor brasileiro James Marins. A obra, que será lançada em outubro, mergulha na crise socioclimática de maneira inusitada, longe das distopias.
O livro propõe uma reflexão direta ao Homo economicus, que Marins define como o "filho ganancioso" do Homo sapiens, responsável por colocar o planeta em rota de uma crise climática sem precedentes. No lugar de um futuro sombrio, a obra sugere uma "eutopia" — uma visão positiva de futuro baseada em valores realistas e possíveis de alcançar. Marins demonstra coragem ao conceber alternativas para um "sistema obsceno de alta concentração de renda", que aprofunda o abismo da desigualdade social.
A cineasta, que em outubro de 2025 também estreou seu mais recente documentário, Muito Além do Lucro, une forças com James Marins para reforçar a urgência de repensarmos nossa forma de viver e nossa relação com o planeta. Sobre a adaptação, Mara Mourão explica que o livro tem um formato de "memórias fragmentadas", com a personagem Mariá funcionando como o fio condutor.
“Esse recurso é muito inteligente, porque permite que a narrativa salte no tempo e no espaço sem perder o fio condutor. É um formato que apresenta um desafio para a adaptação cinematográfica, porque os ritmos, flashbacks e flashforwards precisam criar um roteiro coeso", completa.
Playlists com músicas certificadas para licenciamentos.
Cultura como Motor Social, música certificada gera renda
Cultura não é acessório, é motor de desenvolvimento. Quando aliada à tecnologia, gera emprego, renda e identidade. A Cedro Rosa Digital conecta artistas de todos os continentes, democratizando o acesso e fortalecendo a diversidade.


















Comentários