top of page
criativos 2022.png

Pinacoteca de São Paulo: Livro Inédito Celebra 120 Anos de Legado e Futuro da Arte Brasileira



A Pinacoteca de São Paulo, o museu de arte mais longevo do estado, celebra seus 120 anos com o lançamento de uma publicação inédita. O livro é dedicado ao seu legado, acervo e à atuação pública da instituição, propondo uma retrospectiva sob uma perspectiva contemporânea de um dos espaços de arte mais importantes da América Latina.


A obra, produzida pela Act Arte, estará disponível a partir de 6 de dezembro. Ela reúne cerca de 250 obras do acervo e propõe um vasto panorama sobre as múltiplas camadas que constituem a Pinacoteca desde sua fundação, em 1905. O título apresenta a trajetória de um patrimônio que estabelece diálogos entre épocas e artistas, confirmando o museu como um agente poroso às transformações e movimentações da sociedade.


Acervo Histórico e Vislumbre do Futuro


Organizada por Jochen Volz e Ana Maria Maia, a publicação inclui ensaios de um time de especialistas, como a filósofa Djamila Ribeiro, Clarissa Ximenes, Paula Zasnicoff, Juliana Mendonça do Vale, Gabriela Aidar, Renato Menezes e Yuri Quevedo. Os textos aprofundam pilares estruturantes do museu – acervo, arquitetura, programa educativo, exposições e programação cultural – articulando passado e presente.


O projeto gráfico, assinado por Felipe Chodin, organiza os conteúdos de textos e imagens de A a Z. A seleção de obras vai desde clássicos como Caipira picando fumo (1893), de Almeida Júnior, e Antropofagia (1929), de Tarsila do Amaral, até trabalhos de artistas contemporâneos, a exemplo de Alice Yura, Dalton Paula, Carmézia Emiliano e Randolpho Lamonier.


Reflexão e Acolhimento


Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, afirma que o marco de 120 anos é "motivo de celebração e reflexão sobre seu legado, sua responsabilidade diante da sociedade e seu papel educativo". Ele pontua que o livro não é meramente um registro retrospectivo, mas um instrumento de transformação.


Esse movimento é simbolizado pela Pina Contemporânea, o anexo mais novo da Pinacoteca, que afirma a instituição como um museu vivo, em diálogo permanente com seu tempo. Para Paula Zasnicoff, uma das arquitetas do escritório Arquitetos Associados, a expansão reforça o compromisso do museu com novas formas de acolhimento. Ela defende que "o futuro da arquitetura de museus aponta para soluções inclusivas, acolhedoras, democráticas, relacionadas à comunidade local, sustentáveis, próximas à natureza e generosas com seu entorno."


No posfácio, a filósofa Djamila Ribeiro vislumbra uma Pinacoteca que, nos próximos 120 anos, será "ainda mais aberta, diversa e conectada com os desafios do nosso tempo. Uma ética que reconhece a multiplicidade de vozes, de territórios e de corpos que fazem e pensam a arte no Brasil".


O livro conta com patrocínio master da Caixa Seguridade, patrocínio de Veirano Advogados e apoio do Iguatemi São Paulo e da Impactarte.


  • Serviço:

    • Lançamento do livro Pinacoteca de São Paulo 120 anos

    • Data: 6 de dezembro de 2025, às 14h30

    • Evento: Conversa entre Ana Maria Maia e Jochen Volz

    • Local: Pinacoteca de São Paulo — Auditório da Pina Luz (Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo – SP)

    • Acesso: Gratuito e aberto ao público.


 

Leia Mais, Saiba Mais no portal CRIATIVOS!

"Cultura, Sociedade e Outras Teses"



Comentários


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page