“Poesia Livre”, podcast dedicado à poesia apresentado por Luiza Mussnich e Alexandra Maia
- Redação

- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.

As amigas e poetas Alexandra Maia e Luiza Mussnich transformam anos de conversas sobre poetas, poemas e o ato da escrita em um novo projeto: o podcast Poesia Livre.
Veiculado quinzenalmente o projeto apresenta dois formatos distintos para os episódios: entrevistas com poetas contemporâneos e homenagens a grandes nomes da poesia em língua portuguesa.
Formatos dos episódios
1. Conversas com poetas contemporâneos: Os episódios trazem diálogos sobre o processo criativo, a percepção de mundo e a própria poesia.
2. Homenagens a grandes poetas: Com a participação de atores e atrizes, estes
episódios prestam tributo aos grandes nomes da poesia lusófona, contando sua história e lendo seus poemas.
Origem do projeto
Antes de se tornar podcast, o Poesia Livre nasceu como uma série de lives idealizadas por Alexandra Maia em 2020, no auge do isolamento. Diante da ausência de encontros e discussões no meio literário, ela criou um espaço de troca dedicado à poesia.
A iniciativa resultou em mais de 100 encontros com poetas, atrizes e atores para ler, debater e pensar o fazer poético. Entre 2020 e 2022, o Poesia Livre foi um ambiente de diálogo, afeto e resistência pela palavra.
Primeiro episódio
● Episódio 1: O episódio inaugural recebe a poeta Claudia Roquette-Pinto, vencedora do Prêmio Jabuti em 2002 e finalista dos prêmios Oceanos e Jabuti em 2022. Autora de uma obra fundamental na poesia brasileira contemporânea, Claudia teve seus textos reunidos no volume A extração dos dias (Círculo de Poemas, 2024), que compila sua produção de 1986 a 2005.
O projeto
Com um conteúdo que une sensibilidade, descontração e um profundo compromisso com a linguagem poética, o Poesia Livre deseja conectar o público à poesia contemporânea.
Celebrando aqueles que escrevem, interpretam e mantêm viva essa chama, o podcast promete ser um espaço essencial para os amantes da palavra.
As apresentadoras
Alexandra Maia é poeta e produtora de cinema. Carioca e formada em jornalismo, tem três livros publicados: “Um objeto cortante”, no Brasil publicado em 2019, pela Numa Editora, em Portugal e na Colômbia, "Coração na Boca" (Editora 7Letras, 1999) e "100 Anos de Poesia – Um Panorama da Poesia Brasileira no Século XX" (com Claufe Rodrigues, O Verso Edições, 2000). Organiza desde 2023 a coleção de plaquetes de poesia da Janela Livraria + Mapa Lab. Tem poemas publicados em coletâneas e antologias. Produz e desenvolve projetos audiovisuais na Matizar Filmes e na Cinema Inflamável.
Luiza Mussnich, carioca, é formada em jornalismo pela PUC-Rio e mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela mesma instituição, além de autora dos livros de poesia Todo o resto é muito cedo (Bazar do Tempo, 2024), Tudo coisa da nossa cabeça (7Letras,
2021), e Lágrimas não caem no espaço (7Letras, 2018), entre outros. Tem poemas publicados em suplementos literários como o Jornal Rascunho, o caderno Pensar, do jornal Estado de Minas, e o Jornal Cândido, entre outros; e colaborou para as revistas Piauí, 451 e Vogue Brasil.
Este texto integra o pilar Cultura e Sociedade.
Leia Mais, Saiba Mais no portal CRIATIVOS!
"Cultura, Sociedade e Outras Teses"
Escute essa playlist com grandes nomes da Música Brasileira, na Spotify/Cedro Rosa.


















Comentários